Dicas que parecem simples podem evitar muitos golpes como roubos de dados e invasões em dispositivos eletrônicos
Em um mundo no qual os dados são cada vez mais valorizados – e, por isso mesmo, estão na mira dos crimes cibernéticos -, a proteção das informações pessoais, da empresa e dos clientes é um tema que não pode ser adiado pelas empresas.
Em um contexto no qual o trabalho remoto, seja integral ou híbrido, se tornou uma realidade para o mercado, esse olhar se torna ainda mais urgente, visto que o trabalho nem sempre será realizado do mesmo ambiente e com as mesmas condições.
As tecnologias de proteção são importantes para criar mais segurança, porém a prática tem mostrado que pequenos hábitos podem fazer toda a diferença e precisam ser disseminados como cultura na empresa.
Lidando com dados sensíveis, uma vez que atua com serviços como CFO as a Service e People as a Service, com dados financeiros e de RH, a Triven adotou o trabalho 100% remoto (Anywhere Office) desde 2020, com a pandemia de Covid-19, como aconteceu com muitas empresas. Se antes do modelo a necessidade de proteção de dados já era uma realidade, isso se intensificou nos últimos anos.
Como explica o coordenador de operações da Triven, Everton Werlang, além de tecnologias de proteção, a empresa também adota outros processos, como auditorias periódicas para avaliar a necessidade de atualização de arquivos e acessos.
“Existem procedimentos padrões para pontos que parecem simples mas fazem diferença, como a segurança das senhas, necessidade de bloqueio de telas, atenção em não deixar equipamentos abertos e acessíveis quando não se está por perto e até mesmo processos específicos no descarte de documentos”, conta Everton.
Para reunir e disseminar essas informações de boas práticas, a Triven preparou uma cartilha de segurança da informação para seus colaboradores, onde são disponibilizadas informações detalhadas de como proceder para manter os dados seguros.
“É importante que a segurança da informação seja disseminada e vire uma cultura dentro da empresa. Ter um material organizado sobre isso, com passo a passo e informações claras, é uma maneira das pessoas poderem consultar de forma prática os melhores processos até que se tornem rotina”, pontua Everton.
Confira algumas dicas de segurança da informação em empresas:
- Ao sair dos aparelhos eletrônicos, bloquear a tela, para que ninguém possa ter acesso aos dados;
- Manter a tela limpa, seja do computador ou de quadros, apagando todas as informações antes de sair de uma sala de reunião, por exemplo;
- Não deixar documentos sigilosos, chaves de armários, crachás, pen drives ou outros pertences em cima da mesa ou de fácil acesso a todos;
- Documentos impressos não podem ser utilizados como rascunho, e todo documento deve ser descartado através de fragmentadoras (ou rasgado ao máximo que puder);
- Em caso de arquivos eletrônicos, como planilhas e documentos de texto, é importante excluir tudo o que estiver salvo no HD do seu notebook, periodicamente, e limpar a lixeira do Windows;
- Manter uma classificação da informação para que todos saibam quem pode ter acesso a ela, diferenciando o que é confidencial, interna ou pública;
- Evitar clicar em links recebidos, seja por e-mail, seja por outras plataformas;
- Configurar o duplo fator de autenticação para garantir maior segurança de acesso ao e-mail e a plataformas de comunicação;
- Evitar conectar-se em wi-fi público;
- Baixar apenas aplicativos das lojas oficiais e avaliar as permissões solicitadas pelo aplicativo.
Fonte: Triven
fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/61632/seguranca-da-informacao-no-home-office/